RSS
Facebook
Twitter

Os Shamans no Transformice são aqueles ratos das quais tem como trabalho/função principal ajudar os outros ratos utilizando de poderes especiais de materializar/invocar materiais para construção (tábuas, caixas, pregos, bigornas...), para assim realizar construções como pontes, tendo como objetivo levar os ratos até o queijo e fazê-los entrar na toca, ganhando assim Ratos Salvos (conhecido pelos jogadores como Saves) para o perfil, o que o faz ganhar títulos (e talvez respeito) no jogo em si.

Mas, o Shaman não necessariamente precisará ajudar os ratos, ele também poderá optar por tentar matá-los, como ocorrem nas salas Survivor, e além disso ele poderá ter também outros jeitos de ajudar os ratos, variando conforme o modo de jogo, por exemplo nas salas #Control ( /sala #control ) e nas salas #Shatetrix ( /sala #shatetrix).

Como Ser um Shaman?

Eles são escolhidos a cada rodada, e qual o critério? Fácil! Quem tiver a maior pontuação na tabela de pontos da sala, ou até os dois que tiverem as maiores pontuações, porque existem mapas Coop (Dois Shamans), entretanto, também há mapas sem Shaman (Racing, Alguns Mini-Games). A tabela que eu citei se localiza mais exatamente do lado da tabela do mapa (aquela que indica os ratos que entraram, ou no caso do Shaman, os materiais invocáveis). Vejam abaixo uma imagem para entenderem melhor:

Clique para Aumentar

A legenda do quadro acima é:
  • Aqua (mistura de verde com azul): O seu rato;
  • A(s) maior(es) posições: Futuro Shaman.

Materiais para Construções

Os Shamans, como eu já disse anteriormente, utilizam do poder que eles tem para poder então ajudar/matar (o famoso Trollar) os ratos. E aqui começarei falando sobre as suas ferramentas para isso. Então para fazer isso, categorizarei cada tipo de material. Aqui está a minha lista completa:

Caixas

Estas são as Caixas 
Caixa Grande: Utilizada como invisível, normalmente para começar uma construção, e também usado em Totens para ser usados no modo de jogo Survivor, onde você precisa matar todos os ratos (quando você é Shaman).

Caixa Pequena: Utilizada como algo complementar para algumas construções e/ou para ajudar na própria.
Estas são as tábuas

Tábuas

Tábua Grande: Com certeza o mais usado dos materiais (sem contar os pregos), possui grande importância para realizar a construção de pontes. Também muito usada na constituição de um Totem.

Tábua Pequena: Possui a mesma utilidade da tábua grande, só que cobre menores distâncias.

Pregos e Motores

Pregos

Prego Vermelho: Utilizado para todo tipo de construção, apenas pode ser utilizado pelo Shaman Normal Mode. Este prego pode fixar outros materiais, e também pode girar  (se posto no ar). Muito utilizado para Totens. Você utiliza através da tecla (B).

Prego Amarelo: Este prego é com certeza muito útil, assim como todos os outros pregos, pois este fixa construções de forma firme duas estruturas ou mais, embora não suporte muito peso. Também muito utilizado no auxílio das estruturas de um Totem. Você utiliza através da tecla (C).

Prego Verde: Provavelmente o menos usado, ele pode fazer uma tábua que está interligada a outra atravessar a tábua da qual ela está interligada. Pouco usada para Totens. Você utiliza através da tecla (V).

Motores

Motor Verde: Também disponível para o Shaman. Muito utilizado no Editor de Mapas, normalmente para mapas de mecanismo. Pouco utilizado para Totem, embora também a disposição. Para utilizar um que se mova para direita, você utilizará do botão (N), já para a esquerda, do botão (J).

Motor Vermelho: Exclusivo para o Editor de Mapas e para a criação de Totens. Possui as mesmas funções do Motor Verde.

Outros

Estão são as outras coisas a
sua disposição
Trampolim: Provavelmente um dos materiais menos utilizados, pelo fato de não ser possível utilizar em todos os mapas. Na maioria das vezes, eles são apenas encontrados nos mapas Vanilla. Serve para impulsionar ratos para cima.

Bigorna: Serve como peso para ajudar a sustentar as estruturas. Muito utilizado por Shamans Hard Mode.

Canhão: Pode ser de grande serventia tanto para ajudar tanto para matar. Muito utilizado para Mini-Games (Baffbot FFA, Fight, Survivor), e também para impulsionar os ratos para certa direção. Também pode compor junto de outras estruturas um Totem para Survivor.

Balão: Possui grande valor na hora de erguer estruturas ou ratos para cima.

Runa: Tem a capacidade de empurrar estruturas e/ou ratos. Possui pouca serventia.

Espírito: Muito utilizado para aumentar o pulo do rato. Possui muita serventia, embora seja exclusivo dos Shamans Normal Mode. Não pode ser usado em Totens.

Bola: Pode ser usado tanto como uma quina, como um trampolim com menor efeito, e também pode servir para dar auxílio ao Shaman.
Estes são os
Portais

Seta: Pode te ajudar a direcionar ratos para a direção certa, e também pode se usar para alocar pregos pelas estruturas. Não pode ser usado em Totens.

Conjuração: Apenas existe em certos mapas Vanillas, e mapas habilitados para possuírem esta parte especial da vida dos Shamans, tem a capacidade de substituir quaisquer tipo de construção. É o único material que te permite andar enquanto invoca.

Portais: Servem para teletransportar um rato de um ponto a outro do mapa. Nem sempre está presente nos mapas, apenas em alguns.

Gelo: Utilizado para matar os famosos "Trolls" que não entram na toca. Apenas possui dois usos (por mapa), por isso você deve saber utilizar com sabedoria.

Outros Comandos

Rotacionar Materiais: Estes comandos fazem você rotacionar o material para adaptá-lo a suas construções. Aqui está a lista desses comandos:
  • Para a esquerda: Z, Shift, Roda do Mouse;
  • Para a direita: X, Ctrl, Roda do Mouse.
Materiais Fantasmas: Este comando permite que você invoque materiais que sejam atravessáveis por ratos, embora não por pisos e outros materiais. Para fazer isso, selecione o objeto, pressione o botão (Espaço), e então invoque-o.

Habilidades/Especializações

Recentemente (com a vinda da Versão 1.82), vieram muitas outras habilidades para os Shamans, sendo estas através do sistema de Árvores, Levels, XP Points e Skill Points, algo muito comum em RPGs. E então? Vamos saber mais sobre:

Como avançar níveis?

Para avançar de Level (Nível), existem duas maneiras: A primeira delas é coletando queijos, e a segunda delas é salvando ratos como Shaman. Para cada  queijo, vocês ganharão até 20 XP Points, já por rato salvo como Shaman, você ganha 6 XP Points (Pontos de Experiência), ou até mais, variando conforme seu Lvl. e também seu modo de Shaman.

Os XP Points são usados para avançar de Level, e a cada Level que você alcançar você ganhará um Skill Points (Ponto de Habilidade/Especialização) para gastar desbloqueando habilidades, que podem possuir de 1 a 5 Levels. É permitido você alcançar até o nível 100, e o seu nível pode ser visto através do perfil, e também quando você for Shaman.


Cada vez que você consegue consegue XP Points, irá aparecer na sua tela de jogo uma barra, mostrando quantos pontos faltam para o próximo níve, que também aparece no Chatl, também como aparecerá no canto inferior esquerdo (da sua esquerda) os Skill Points que vocês tem para gastar em habilidades. E quando vocês tiverem a sorte de ter o famoso Level Up (Aumentar de Nível), além de você ganhar estes pontos, terão uma mensagem no Chat avisando do fato.

É assim que aparecerá seu progresso para evoluir ao próximo Level

Para dicas de como aumentar de níveis no TFM com maior facilidade, gostaria de informar a galera que eu também fiz um [Tutorial] para ajudar sobre o assunto! Para Visitá-lo, Clique Aqui!

Como as Árvores Funcionam?

Não, estas não fazem fotossíntese (embora deem maçãs deliciosas), entretanto, através delas cada rato poderá desbloquear novas habilidades, em um sistema similar ao de uma árvore "Quanto mais alto, mais galhos e melhores frutos, até chegarmos na copa/topo".  

Para desbloquear novas habilidades, serão necessários Skills Points, das quais são desbloqueados quando o rato tiver XP Points suficientes para aumentar de Level. A cada 5 (cinco) pontos investidos em uma árvore, esta desbloqueará uma nova coluna, podendo assim dar a possibilidade aos ratos investirem em habilidades mais poderosas/úteis.

Nota: [P] = Pontos necessários para desbloquear a coluna!

Cada uma das 3 (três) árvore possuem um objetivo (ou seja, uma utilidade) em especial, e que tal conferirmos cada uma delas?
  • "Guia Espiritual: Árvore especializada em dar um suporte extra para o Shaman no momento de ajudar os ratos a entrarem na toca nas situações mais "críticas", e também para viabilizar meios de que menos ratos morram, e claramente, mais deles entrem na toca. Se você quiser coletar rapidamente Ratos Salvos, ela é realmente muito recomendável."
  • " Mestre dos Ventos: Principalmente útil para dar um "Upgrade" no Shaman, dando ao seu Shaman mais habilidades voltadas a ele mesmo, podendo ajudar bastante em mapas com Vento/Colisão. Pode também ter uso para "brincar" um pouco no mapa. "
  • " Mecânico: Ela dá um "Boost" nos equipamentos do Shaman, sendo voltada para a Construção do modo clássico. Útil para quem utiliza do Hard Mode, e também para quem quer ser "Eficiente e Rápido", pois também oferece alguns poucos melhoramentos ao Shaman. "
Vale lembrar o fato de que não há a possibilidade de se terem todas elas "de uma vez", portanto, utilizem os seus Skill Points com sabedoria e comprem apenas o que vão utilizar de verdade, pois vocês terão no máximo 99 pontos para utilizar (Lvl. 100), sendo que se desse para comprar tudo, seriam 166 níveis (165 Skill Points, 55 por Árvore). 

Para vocês utilizarem de seus Skills Points, vocês devem acessar o menu, e então procurar pela palavra "Habilidades", como mostra a imagem logo abaixo:


Nota: É possível fazer o "Reset" de seus pontos, recuperando-os para assim então o rato ter a possibilidade de reorganizá-los novamente, mas, cada "Reset" custa um certo número de queijos (1 Ponto = 1 Queijo), então, trate de organizá-los com sabedoria (utilizem seus cérebros para melhor pensamento =D). E além disso, para saber o que o poder faz, passe o Mouse acima dele, pois mostrará uma explicação resumida sobre o poder.

Nota(2): A maioria das habilidades não estão disponíveis em mapas de 2 Shamans, assim como em mapas de conjuração, nestes casos, apenas estão disponíveis habilidades passivas (que não precisam ativar para serem usadas), como por exemplo 'Tempo Extra' e 'Tamanho do Shaman'.

Modo Difícil (Hard Mode)

Os Shamans Hard Mode são Shamans que possuem características diferentes dos outros (no caso, os Shamans Normal Mode), e estas diferenças das quais alteram diretamente a jogabilidade, transformando em algo mais difícil o ato de salvar os ratos, aumentando a dificuldade do jogo. Embora o fato de deixar o jogo mais difícil, ele também ganha algumas vantagens (e, obviamente, desvantagens), então, confiram todas as diferenças aqui nesta página, feita justamente para isso.

Como já citei acima, eles possuem várias diferenças, como a aparência, as habilidades, etc. Então, vou mostrá-las para vocês:

Aparência

A aparência dos tipos de Shamans são diferentes em três aspectos:

O primeiro deles é o simplório fato de que o Shaman Hard Mode possui uma jóia a mais em sua cauda (totalizando duas) que o Normal Mode (que só tem uma).

O segundo aspecto são as penas. O Shaman Hard Mode possui uma a mais que o Normal Mode (totalizando três) sendo estas curvadas, enquanto o Normal Mode apenas tem uma para cima e outra bem escondidinha próxima as orelhas.

E o terceiro e último aspecto é que o Shaman Hard Mode possuiu algumas pinturas na face e no corpo das quais o Normal Mode não têm. Para garantir que vocês entendam direito, aqui embaixo está uma imagem comparativa com as diferenças de aparência:

O Shaman Hard Mode (a sua esquerda) e o Normal
Mode
(a sua direita).

Habilidades

As habilidades do Shaman Hard Mode são, em partes, bem diferentes, tornando o salvamento de ratos mais difícil (como já expliquei, para tornar o jogo mais desafiador), por isso o nome desse modo é Shaman Hard Mode ( , mas, eles, nas fases de dois Shamans serão como se fossem Shamans Normal Mode, utilizando das mesmas propriedades destes, e também apenas ganhando Ratos Salvos para o Normal Mode.)

Mas, voltando ao tema, já citei lá na introdução da página que existem Pontos Positivos e os Pontos Negativos de utilizar o Hard Mode.

Desvantagens:

  • Não Podem usar Espíritos;
  • Não podem usar Pregos Vermelhos usando a tecla (B).

Vantagens:

  • Possuem Totem;
  • Podem ganhar títulos mais rápido.

O Totem

O Totem é uma propriedade do Shaman Hard Mode que permite que você invoque uma construção de até 20 peças, contando pregos, tábuas, caixas, etc. Nela só pode haver até um prego vermelho, e é por isso que o Totem é tão valorizado pelos jogadores que utilizam deste modo (por exemplo: Eu, que nunca desliguei o Hard Mode). Ela é uma propriedade esclusiva dos Shamans Hard Mode, então, é algo muito importante para os Shamans Hard Mode pelo fato de ser um início de contrução.

Para montar seu Totem, primeiro você deve ter o Hard Mode desbloqueado (resumindo, ter "A Pena Dourada"), e então você deve digitar /totem (ou clique no botão "Edite seu totem", através do "Menu da Pena"), e então você passará para uma sala especial (que estará com o mapa 444, feito para editar o totem), e a partir daí você montará o seu. Abaixo uma imagem explicando:

Clique para Aumentar!

Para poder ser um Shaman Hard Mode você deve ter 1000 ratos salvos no Normal Mode, e então você desbloqueia a Pena ao lado das animações de Emoção (Emoticons), como mostra a imagem abaixo, e é nessa pena onde você pode variar entre o Hard Mode e o Normal Mode, onde você muda a sua cor e também onde você pode pegar um atalho para modificar seu totem.

Informações Extras

Essa imagem a baixo demonstra o menu da Pena:

Click na Imagem para ampliar

E a imagem abaixo mostra onde fica posicionada a pena no seu menu:


Se quiserem a lista com todos os títulos, vocês poderão visitar a Página Títulos.

Modo Divino (Divine Mode)

E muito mais além do Modo Difícil (Hard Mode), ainda há um desafio muito mais complexo, da qual diria digno de engenheiros! O Modo Divino (Divine Mode). Porém, o que ele é?

Este Modo Divino é um desafio concebido pela Deusa Shaman (afinal, é divino) que consiste em várias vantagens e desvantagens para dificultar o estilo de construção. Vamos a elas?

Vantagens:

  • Você possui uma área de invocação imensamente grande, sendo quase todo o mapa (se o Shaman estiver centralizado nele);
  • A cada rato salvo, será adicionado no perfil como Modo Divino e também Normal, porém não no Hard Mode;

Desvantagens:

  • Somente 10 setas (isso inclui aquelas usadas como pregos ou como indicações);
  • Caso possua os poderes de mola e de entregar o queijo, eles serão limitados (1 mola e 5 queijos entregues);

Títulos

Como eu já havia citado (bem no início) exitem títulos também para o Shaman, assim como para Queijos Coletados, Queijos Coletados em Primeiro... Enfim, se é assim, confiram as listas, separadas por Normal Mode e Hard Mode:

Títulos de Shaman Normal Mode

TítuloConquistas
Aprendiz de ShamanSalvar 10 ratos como shaman
Shaman GraduadoSalvar 100 ratos como shaman
ShamanSalvar 1.000 ratos como shaman
Mestre ShamanSalvar 2.000 ratos como shaman
Shaman InspiradoSalvar 3.000 ratos como shaman
Shaman CampeãoSalvar 4.000 ratos como shaman
Shaman GloriosoSalvar 5.000 ratos como shaman
Duquesa ShamanSalvar 6.000 ratos como shaman
Princesa ShamanSalvar 7.000 ratos como shaman
Imperatriz ShamanSalvar 8.000 ratos como shaman
Shaman LendárioSalvar 9.000 ratos como shaman
Shaman ImortalSalvar 10.000 ratos como shaman
O Shaman EscolhidoSalvar 11.000 ratos como shaman
Shaman SagradoSalvar 12.000 ratos como shaman
Shaman OráculoSalvar 13.000 ratos como shaman
Shaman ProfetaSalvar 14.000 ratos como shaman
Shaman SupremoSalvar 15.000 ratos como shaman
Shaman AnciãoSalvar 16.000 ratos como shaman
Shaman DestemidoSalvar 18.000 ratos como shaman
Shaman DivinoSalvar 20.000 ratos como shaman
Shaman ArquitetoSalvar 22.000 ratos como shaman
MademoiselleSalvar 24.000 ratos como shaman
Lady ShamanSalvar 26.000 ratos como shaman
AmadoSalvar 28.000 ratos como shaman
MagoSalvar 30.000 ratos como shaman
Heroi dos RatosSalvar 35.000 ratos como shaman
Shaman AnjoSalvar 40.000 ratos como shaman
O CriadorSalvar 45.000 ratos como shaman
Shaman AbsolutoSalvar 50.000 ratos como shaman
Shaman MilagrosoSalvar 55.000 ratos como shaman
LibertadorSalvar 60.000 ratos como shaman
Shaman TrollSalvar 65.000 ratos como shaman
Shaman FantasmaSalvar 70.000 ratos como shaman
EspíritoSalvar 75.000 ratos como shaman
Shaman SemideusSalvar 80.000 ratos como shaman
Última EsperançaSalvar 85.000 ratos como shaman
RedentorSalvar 90.000 ratos como shaman
Deusa ShamanSalvar 100.000 ratos como shaman
Alpha & OmegaSalvar 140.000 ratos como shaman

Títulos de Shaman Hard Mode

TítuloConquistas
DecoratorSalvar 500 ratos em hardmode
ConstrutorSalvar 2.000 ratos em hardmode
FabricanteSalvar 4.000 ratos em hardmode
TécnicoSalvar 7.000 ratos em hardmode
MecânicoSalvar 10.000 ratos em hardmode
EspecialistaSalvar 14.000 ratos em hardmode
InventorSalvar 18.000 ratos em hardmode
EngenheiroSalvar 22.000 ratos em hardmode
Rato InventorSalvar 26.000 ratos em hardmode
Rato EngenhosoSalvar 30.000 ratos em hardmode
VirtuosoSalvar 34.000 ratos em hardmode

 Títulos de Shaman Divine Mode

TítuloConquistas
SmartSalve 500 ratos no modo divino
Mice's friendSalve 2.000 ratos no modo divino
ProfessorSalve 4.000 ratos no modo divino
DesignerSalve 7.000 ratos no modo divino
MysteriousSalve 10.000 ratos no modo divino
ShamazingSalve 15.000 ratos no modo divino
Cheese DetectorSalve 20.000 ratos no modo divino
The BrainSalve 25.000 ratos no modo divino
MajesticSalve 30.000 ratos no modo divino
DivinitySalve 40.000 ratos no modo divino

 

Se quiserem a lista com todos os títulos, vocês poderão visitar a Página Títulos.

Atributos da Página a Tonovacuo!

Um comentário:

Blog feito por [Tonovacuo], para vocês Galera do Transformice. Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...