RSS
Facebook
Twitter

07 fevereiro, 2015

[Discussão] Divirta-se, mas evite o vício!

E aí galera, beleza? [Tonovacuo] na área, e dessa vez como seu Agente De Saúde Pessoal Max com um tema que provavelmente a galera que está lendo agora se identificará bastante, e da qual tive uma dedicação a mais para fazer, e este é sobre o Vício em jogos, porém voltado para o TFM, afinal, este é o tema do Transformice da Galera Blog se não estou enganado! E então galera, vamos embarcar nesse tema logo de uma vez? 

Além dos Limites

"Alguns são os fatores da dependência virtual: pornografia, chats e redes sociais, jogos de azar, como o pôquer, e os games online. Além disso, existem os vícios dos aparelhos como videogames conectados à televisão e os aparelhos móveis e portáteis, como os jogos de celular. A maior preocupação dos especialistas são os Massively Multiplayer On-line Role-Playing Games"
Massively Multiplayer Online Role-Playing Games, pense nessa palavra, significa algo para vocês? Talvez um World of Warcraft Elsword, Ragnarok II possam aparecer em suas memórias. Esses jogos são o terror dos pais, o mundo dos Nerds/Gamers de Plantão e também a grande "droga" da Internet, de acordo com pesquisadores de diversas áreas relacionadas a psiquiatria e pelos vários relatos de familiares das "vítimas", e o motivo é simples, eles lhe oferecem um lugar para ser respeitado e valorizado por suas habilidades, custando muito tempo do jogador em troca.

Contudo, ainda devem estar pensando: "Poxa Tio Tono, o que é que isso tem haver com vício no TFM?". Tudo, acreditem se quiser, entraremos em detalhes:

Transformice e os Viciados

TFM como todos tem a obrigação de saber, é um jogo MMO onde seu objetivo é conseguir coletar o queijo e entrar na toca o mais rápido possível, e quando Shaman, salvar os ratos, até aí, beleza.

Todavia, existe o tão famoso "Perfil de Jogador", que assim como os MMORPGs, valorizam e atraem respeito através de Status e conquistas, que também requerem muitas horas em frente a essa #$!@$ de tela, sentada na maldita cadeira (ou não né, vai que joga na cama com o Notebook?), além do atrativo Chat, pois, quem não curte jogar, trocar ideias e ainda ouvir música com os manos? E essas são as causas de existirem viciados no TFM, e quem é que são os viciados?
"Embora esses jogos de diversão seja popular com o público mais adulto, os adolescentes (em evidência, os homens, que são a maioria dos jogadores) são mais suscetíveis à dependência."
Baseando-se nisso, um montão de gente é viciada, certo? Porém, o que muitos não sabem é definir o significado de "vício", eu admito que não sei definir muito bem, só que véi, na moral, isso diz muita coisa:
"Para mim, estar viciado em algo é reagir muito mal ao passar por abstinência daquilo. Se a pessoa passa 16 horas por dia num jogo é porque o jogo foi a forma de diversão que ela encontrou. Pessoas são diferentes umas das outras. Existem as mais extrovertidas, as que gostam de estar rodeadas de gente, as que não gostam de se relacionar com os outros a seu redor, as que não ligam pra escola [...] Se ela for obrigada a parar de jogá-lo e, dentro de umas duas/três semanas, não estiver cometendo loucuras para voltar, então não era realmente viciada." - [Monchen], Fórum

Esclarecedor, não? Creio que isso nos leva ao próximo ato. 

http://transformicedagalera.blogspot.com.br/2015/01/discussao-qual-o-sentido-de-ter-um.html

Um vício no Dia-a-Dia

"Acho que depende... concordo com [Monchen], você pode notar o vício quando não consegue ficar sem aquilo.
Acredito que o tópico fala na verdade de dois problemas:

1 - Vício.
2 - Indiferença à vida.

Hoje em dia é quase impossível não ter um vício. Pode ser em trabalho, fast food, jogos, Facebook, Internet... enfim, eu não conheço ninguém que diga: "eu não costumo fazer nenhuma atividade durante 3~8 horas seguidas em pelo menos algum dia da semana". O problema em si é a junção de vício com indiferença à vida, que no caso é: deixar de ir pra escola/faculdade/trabalho para fazer atividade X, deixar de comer ou comer apressadamente para voltar à atividade (muitas vezes até mesmo fazer a atividade e almoçar ao mesmo tempo), deixar de falar com a família, com os amigos, namorado(a)... esquecer de qualquer coisa significativa na vida pra fazer apenas uma única atividade.

Eu já vi um caso na televisão de um rapaz que ficou viciado em World Of Warcraft e pra terem uma ideia do vício dele, ele urinava pela janela pra não ter que sair do quarto. Ele só comia no quarto, a namorada terminou com ele e ele nem ligou, deixou de falar com os amigos, família e começou a ficar agressivo toda vez que alguém tentava tirá-lo de seu jogo. Depois a mãe teve que chamar ajuda e um certo dia o retiraram de casa (contra a vontade dele é claro) e foi internado em uma clínica. Depois de um tempo ele melhorou e até deixou de jogar." - [Marunyan], Fórum
Mais uma vez o WoW, o lendário mundo dos Nerds embora eu prefira D&D ataca com seus exemplos de cúmulo do vício, que podem ser encontrados em todos os cantos da Net, com até mesmo mortes e perdas muito maiores devido ao exagero, e sabem porquê? Por que o vício vem daquilo que lhe traz prazer, e sucesso assim como realização de objetivos trazem este prazer. O mesmo é com TFM, o desafio de ser Pro, um Mito, ou até mesmo um grandioso Sham! Enfim, nós amamos algo, e quando amamos não queremos nos livrar disso. 

World of Warcraft, o MMORPG que tira sua vida de você!
Essa é a questão! Todos nós somos viciados em alguma coisa, só que o problema vem na falta de controle destes vícios, e a tal "indiferença a vida" citada na citação Nossa, citado na citação, NÃO ME DIGA! acima, o que chega a ser deplorável e lamentável em todos os sentidos. Autocontrole é essencial, o que atrapalha mesmo é como o cérebro reage aos prazeres, através de substâncias como a Dopamina por exemplo, o que torna o desejo muito alto gerando o desespero para alcançar o alvo dos desejos.

A Solução!?

A solução seria tratar-se o mais rápido possível, em casos extremos, os pais devem levar o filho a um psiquiatra assim que identificarem os sinais mencionados, só que tem o fator de que a vontade de se tratar vem daquele que está viciado. "É fundamental que seja feita uma avaliação antes do início do tratamento, o qual é feito por meio de Terapia Cognitiva Comportamental (TCC)" e "Medicamentos prescritos são usados em dependentes químicos".

Outro segredo para prevenir o problema está na convivência familiar, participar das refeições familiares e mostrar para sua família seus problemas e suas atividades (incluindo os jogos) são práticas recomendadas, ou até mesmo na convivência entre a roda de amigos, ou aquela namorada (afinal, entre jogar e sair, a segunda opção é a melhor).


O que temos que perceber é que isso tudo é como o vício em Drogas, Álcool, Cigarros... só que não são considerados por ninguém, é difícil no Brasil se visualizar clínicas para tratamento de viciados em Internet e em MMORPGs, Jogos de Estratégia (obrigado ao LoL ao !#%$# grande parte das minhas mesadas durante 2014...), entre outros, e além disso, devemos estar conscientes que a culpa dos viciados são só dos viciados por não se tratarem: "[...] tem o fator de que a vontade de se tratar vem daquele que está [...]"  lembram? Para comprovar que esse tipo de vício é sério, confiram mais sobre isso dando um Clique Aqui!

E para dar um toque final e podermos finalizar com chave de ouro, o que é na realidade a mensagem que eu gostaria de passar? Que aprendam e ensinem aos manos(as) que nem tudo na vida é uma tela de PC, ou um Console e jogos, e sim viver também fora, passar o tempo fora, sair, namorar... aproveitar de diversas maneiras, entendem?

Então é isso galera, eu vou ficando por aqui, Tchau, até mais, e fiquem ligados aqui no TdG, porque daqui a pouco virá mais, muito mais, só para vocês! #PartiuAlmonçar

P.S.: Se puderem compartilhar o Blog com seus amigos por aí, por favor, que isso me ajuda! Muitíssimo obrigado pelo apoio!

Atributos da Postagem a Tonovacuo!
Atributos da Discussão à Artexs!

0 comentários:

Postar um comentário

Blog feito por [Tonovacuo], para vocês Galera do Transformice. Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...